quinta-feira, 31 de julho de 2008

Citroen 2CV Sahara

Como no dia da concentração se levantaram algumas duvidas sobre o famoso 2cv com tracção integral, aqui fica o esclarecimento final.

Atenção esta informação foi retirada do google.




Segundo um artigo publicado do L’Auto-Journal, em 1958, o 2CV 4X4 nasceu do génio inventivo do Sr. M. Bonnafous, engenheiro aeronautico a trabalhar nos Serviços Publicos em Savoie, que, no final de 1954, iniciou a construção do primeiro protótipo equipado com dois motores de 375 centímetros cúbicos. O seu objectivo era construir uma viatura simples que pudesse substituir os Jeep que usava nas suas deslocações em trabalho, pois o seu consumo de combustível era enorme e as peças, 10 anos após o final da Guerra, começavam a rarear e eram muito caras. De facto, um 2CV, mesmo com dois motores era mais económico e não havia falta de peças. A modificação desta viatura (com matricula 625 K 73) ficou concluída em Fevereiro de 1955 e foi apresentada para homologação em 28 de Junho. Depois de ter sido equipada com dois motores de 425 centímetros cúbicos, percorreu cerca de 100.000 quilómetros.Um segundo exemplar foi construído, com alguns melhoramentos significativos, como a eliminação da embraiagem centrifuga e o reescalonamento da caixa de velocidades.Por essa altura, alguns agentes da marca também iniciavam transformações semelhantes e a Citroen acabou por tomar conhecimento da existência destas viaturas de capacidades assombrosas através do seu agente de Oloron e entrou em contacto com o Sr. Bonnafous, enviando-lhe uma carta em 12 de Junho de 1957, onde solicitava autorização para experimentar o carro.Impressionada pelas capacidades e depois de efectuar um estudo de mercado que concluía existirem compradores potenciais para o carro, a Citroen construi dois protótipos e encarrega a Panhard de construir outros dois (este construtor era controlado pela Citroen desde Abril de 1955). Os dois protótipos são testados num campo de ensaios militar nos arredores de Fontainebleau.Em 4 de Março de 1958 a imprensa especializada francesa recebe um comunicado da Citroen anunciando a existência do 2 CV Citroen de quatro rodas motrizes projectado para o Sahara. A viatura era apresentada da seguinte forma:Consciente dos problemas levantados pela exploração de petróleo no Sahara, a Citroen concluiu os testes de um 2CV de quatro rodas motrizes, juntando ás características já demonstradas pela viatura (baixo peso, sobriedade, robustez, baixo custo de manutenção, arrefecimento a ar, etc.) espantosas capacidades de evolução em areia. O novo 2CV 4X4 é capaz de subir, com a carga total, pendentes superiores a 40% em piso de terra...... Este, 2CV, autêntica mula mecânica, especialmente concebido para o Sahara, é também capaz de grandes prestações onde quer que as condições de terreno tornem impossível a circulação de veículos convencionais...�O mesmo documento convida os jornalistas para testar o veículo no Mar de Areia de Ermenonville em 7 de Março de 1958. A viatura a testar pesava cerca de 640 kg e consumia entre 9 e 11 litros de gasolina, dependendo do piso. Estava equipado com pneus Michelin X 155 x 400 com 0,7 bar de pressão.









Mas os candidatos a compradores teriam ainda que esperar alguns anos, pois a sua produção industrial causou alguns problemas. Mesmo com preço disponível desde Outubro de 1958 e 20 exemplares construídos em 1960, a comercialização efectiva só se iniciou em Fevereiro de 1961. Na verdade, o modelo só recebeu homologação em Outubro de 1960, com a designação 2 CV AZ 4/4.A produção foi entregue á Panhard que, desde 1955, construía a carrinha 2 CV AZU. O 2 CV 4X4 era vendido nas mesmas cores que o modelo convencional e sofreu as mesmas evoluções. Assim, em Dezembro de 1964, passou a dispor de portas dianteiras abrindo no sentido normal.


Passando quase por todos os terrenos, teve clientes tão diversos como as companhias petrolíferas, médicos de montanha suíços, Guarda Civil espanhola, construtoras de barragem em alta montanha, ou a polícia das ilhas do Pacifico sob administração francesa. O 2 CV 4X4 é hoje muito procurado pelos coleccionadores devido á sua raridade e á sua mecanica peculiar. Como curiosidade, refere-se que este modelo é o único de entre todos os 2 CV e derivados que tinha a alavanca das mudanças no piso do habitáculo, em vez de a ter no tablier. Uma das principais desvantagens é devida á colocação do motor traseiro, eliminando a possibilidade de transporte de volumes.




Apesar de ser geralmente denominada 2 CV Sahara, toda a documentação oficial da época referia esta viatura através do seu nome comercial 2 CV 4X4. A produção iniciou-se em 1960 e terminou em 1967, tendo sido construídas 693 unidades, mas um misterioso exemplar foi ainda montado em 1971, sem que se saiba qual o seu destino.





Características técnicas do modelo de Fevereiro de 1961:




Peso Bruto: 1040 kg


Tara: 735 kg


Motores: Dois do tipo AZU PO; 424 centímetros cúbicos por motor; 14 cv’s 4500 rpm por motor; alimentação por bombas independentes e carburadores Solex; circuito eléctrico de 6 V; uma bateria de 60 Ah; comando do acelerador comum aos dois motores


Velocidade máxima: 100 km/h


Embraiagens: comando hidráulico á frente e mecânico atrás.


Transmissão: Independente em cada eixo (um motor para cada); uma caixa de velocidades por cada motor, comandadas pela mesma alavanca situada no piso do habitáculo; uma outra alavanca permite isolar a caixa de velocidades traseira, quando se quer circular sá com tracção á frente; um dispositivo de emergência permite desembraiar o motor dianteiro para permitir, em caso de necessidade, rolar apenas com o motor traseiro.


Travões: Tambores de comando hidráulico, colocados junto ás caixas de velocidade.


Depósitos de combustível: Dois, de 15 litros, situados debaixo dos bancos dianteiros.


Limpa pára-brisas: Eléctricos (Nota: O 2CV convencional chegou a ter os limpa pára-brisas ligados á bicha do conta-quilómetros).


Pneus: Michelin X 155x400


Capacidade de reboque: 250 kg






VIDEOS:












2 comentários:

Anónimo disse...

tenho um 2cv sahara e gostaria reformar. vc sabe onde posso encontrar manuais originais?

abraco

stefan

João F. disse...

manuais posso procurar.
esse sahara está para venda/troca?