quarta-feira, 29 de outubro de 2008

3.º Passeio à Nossa Terra - Paços de Ferreira - 26/10


De Mangualde, eramos 2 carros, por acaso foram os carros dos Presidentes..., o da Direcção e o da Assembleia Geral. No total eramos 3 participantes, Victor, Valério e Cardoso.

Saímos logo pela madrugada, às 6.45h. já estavamos nas Bombas da BP na A25, estavamos a sub-estimar a nossas máquinas porque pensávamos que a viagem duraria umas 3 horas mas no final de contas fomos os primeiros a chegar pelas 9.15h. aos Paços do Concelho de Paços de Ferreira.
Resultado demoramos 2.30h., com 15 mn de paragem para engolir os 182 Km de estrada, a média foi de 85 km/hora, nada mal!
Quase em simultâneo apareceu o Nando Mangualarga que vinha do Oliveira do Bairro e só depois de uns minutos o Team Faísca surgia para abrir o Secretariado.
Estivemos por ali uns momentos até chegarem todos os participantes, 29 carros no total.
Fomos depois até à Citânia de Sanfins, um lugar fenomenal pela belíssima vista que se pode desfrutar do cimo daquele monte com 570 metros e que nos permite avistar, o Sameiro em Braga, Vila Nova de Gaia, o mar, a Serra de Montemuro, a Serra do Marão e grande parte do Concelho de Paços de Ferreira. Resta retirar o marco geodésico que ainda perdura no meio das ruinas e os arqueólogos poderão concluir o trabalho que ainda resta fazer já que só 30% da zona é que foi escavada.
Visitamos depois o Museu de Arqueologia onde estão guardados os achados de Sanfins, tiramos a tradicional foto de grupo e fomos para o Restaurante "O Marialva". Depois de uma refeição atribulada porque o prórpio Team Faísca teve de pôr mãos à obra para que a comida chegasse às mesas, vizionamos o filme do passeio do ano anterior e no sorteio de rifas, tive a sorte de ganhar uma máquina fotográfica.
O regresso foi um desfilar de quilómetros que foram engolidos à mesma velocidade média que à ida.
Saímos de lá às 17h. e às 19.15h., já estavamos em Mangualde após uma breve paragem em Antuã.
Para o ano há mais e já ficou a promessa feita de lá regressarmos...

Sem comentários: